Caro paciente,
Este guia foi desenvolvido para informar-lhe sobre o uso do implante dental. Nele, você encontrará de forma simples e direta as principais dicas sobre esse tratamento que tem beneficiado cada vez mais pessoas.
Com a odontologia moderna e as tecnologias oferecidas por ela, está cada vez mais fácil usufruir de conforto e confiança em sua saúde bucal.
Você também poderá contar conosco para esclarecer suas dúvidas. Nossa maior alegria é ver você e seu sorriso sempre bonitos e saudáveis.
Um abraço,
Dr. Ricardo Luis.
O QUE É IMPLANTE DENTAL?
O implante constitui-se basicamente na introdução cirúrgica de um parafuso de titânio no osso alveolar (maxilar ou mandíbula). Este parafuso substitui a raiz do dente, por isso chamado de “raiz artificial”. É nele que se fixa a prótese dentária.
O implante proporciona conforto e eficiência na mastigação e na fala, de forma bastante similar aos dentes naturais, além de desenvolver beleza ao sorriso e qualidade à saúde bucal.
PARA QUEM É INDICADO O IMPLANTE?
Você é um candidato ideal caso:
- Esteja faltando um ou mais de seus dentes;
- Seu crescimento maxilar esteja completo;
- Sua prótese removível não esteja confortável e/ou esteticamente adequada;
- Falte estabilidade e retenção em sua prótese removível;
- Sua prótese o deixe inseguro;
- Tenha dificuldade na mastigação;
- Necessite de auxílio nos movimentos dos tratamentos com aparelhos ortodônticos.
FINALIDADE DO IMPLANTE
- Recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso: preenchendo espaços de dentes ausentes, condenados ou prótese removíveis e fixas, quando estas por algum motivo não agradam ao paciente.
- Melhoria na qualidade da mastigação: com o implante a sobrecarga em dentes remanescentes diminui.
- Frear a reabsorção óssea: o osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação. Quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo a reabsorção, as consequências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a mastigação e a arcada dentária.
FASES DO IMPLANTE
1) Exames clínicos e diagnóstico
Nessa fase será avaliada a sua história clínica e efetuados os exames complementares.
2) Cirurgia para instalação do implante
É um processo simples e particular a cada tipo de tratamento e paciente. Iremos orientar-lhe sobre cada passo desse processo.
3) Pós-operatório
A recuperação de um implante dentário é muito rápida. Informaremos todos os procedimentos para que a sua recuperação ocorra de forma eficiente e sem dor.
Se necessário, receitaremos medicamentos para ajudar na recuperação. É fundamental que o paciente siga a risca todas as instruções passadas.
4) Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária
Podem ser feitas imediatamente após a instalação dos implantes ou de 3 a 6 meses após a fase cirúrgica, dependendo do tipo de osso e do local do implante.
5) Manutenção e higienização bucal
A manutenção e a higienização adequadas são fundamentais para o sucesso de implante. Orientamos qual é a melhor forma de você cuidar da sua prótese. Mas vale lembrar que uma correta higienização bucal e visitas periódicas ao dentista são essenciais.
DÚVIDAS FREQUENTES
É um tratamento doloroso?
Em todo processo a nossa preocupação é com o bem-estar do paciente.
Apesar dos medos geralmente associados à imagem do dentista, a verdade é que a odontologia moderna dispõe de meios muito avançados para fornecer ao paciente um tratamento de primeira qualidade e sem dor, tanto na colocação dos implantes como nos dias seguintes ao procedimento.
Quais são os resultados?
Os resultados de implantes são estáveis, mais de 93% dos casos são concluídos com sucesso. Uma boa higiene bucal e consultas de manutenção são essenciais para o bom funcionamento da prótese.
Quanto tempo dura o tratamento?
O tempo de duração do tratamento depende do caso de cada paciente.Iremos passar-lhe esta informação após analisar seu caso.